O que é cultura Geek e porque é uma tendência

O que é cultura Geek e porque é uma tendência

A cultura Geek tem ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento na sociedade contemporânea, abrangendo uma vasta gama de interesses que vão desde filmes, séries e jogos até quadrinhos e tecnologia. Esse universo é ricamente explorado e divulgado por plataformas dedicadas, como o Riujin Blog, que se destaca por oferecer novidades sobre o mundo Nerd. O Riujin Blog traz curiosidades nerds, notícias e atualizações diárias para você, mantendo os fãs informados sobre os últimos lançamentos, eventos e tendências. Através de conteúdos detalhados e apaixonados, o blog se tornou uma referência essencial para quem deseja se manter atualizado e imerso na vibrante cultura Geek.

Para Eduardo, quando diminui o consumo nessas lojas, a tendência é fechar. Os vendedores que chegam do Tocantins, Pará e outras localidades vendem os produtos no ANIMACON com boa margem de lucro. Damião enfatiza a facilidade da expansão tecnológica atual para o acesso, o celular e a tecnologia móvel somados à internet cada vez de maior alcance. Ele reflete como é complicado falar em segmentação nerd no Brasil, um país heterogêneo de gostos, pessoas e culturas.

Orgulho Nerd inicia programação gratuita no Rio de Janeiro

Assim como os nerds, os geeks também são pessoas viciadas em novas tecnologias relacionadas às diversas áreas do entretenimento, como computadores, games, livros, filmes e cultura pop em geral. É como se eles fossem especialistas nas áreas que curtem, pois se dedicam a pesquisar e aprender tudo sobre ela. Pelo contrário, a cultura geek tem feito sucesso e inclusive ditado tendências, com um estilo bem próprio. Quando pensamos em alguém que tenha interesse em jogos, histórias em quadrinhos, ficção científica e fantasia, buscamos esse “alguém” em um estereótipo constituído em nossas mentes.

Personagens são reais

Bruno explica que o meio nerd é nichado (feito de nichos), a entrada é por meio de grupos. O Nerd Millennial entrou na época do Orkut através das comunidades que tratavam desses assuntos em específico. Hoje tem os grupos do Facebook, se alguém quer colecionar Transformers, por exemplo, tem um grupo de 900 pessoas do Brasil inteiro, as mídias sociais mantém essas conexões. Por exemplo, ele assiste à série Game Of Thrones, como tantas outras pessoas, só que o interesse pelo produto o faz também ler livros, assistir a entrevistas do roteirista, de atores e de diretores da franquia. Além de acompanhar o assunto em diversas plataformas e de ter diferentes produtos com a temática de Game Of Thrones, como chinelos, toalhas, roupas estampadas e bonecos.

Mês Happy, o mês dos geeks e nerds

Eram maltratados pelos colegas de sala, considerados estranhos, ;loosers;, antissociais e outros adjetivos pouco gentis. Porém, após esses anos de discriminação, eles reaparecem na crista da onda. A cultura nerd, antes uma expressão de nicho, agora é parte dominante da cultura pop.

Afinal, não podemos esquecer que muitas lojas e empresas aproveitam a data para fazer promoções e impulsionar as vendas. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Também contamos com a participação do André Kind e Julia Grupo, da Galeria (Marketing). Os fãs de grandes sagas ou franquias da Marvel, ou da DC querem acessórios para que quem chegue à sua casa reconheça seus gostos. Por isso, investe em quadros, bonecos, almofadas, canecas e copos temáticos.

Por outro lado, um geek é alguém que é apaixonado por um hobby ou interesse específico, como filmes, séries, quadrinhos, jogos ou tecnologia, e geralmente tem um conhecimento profundo sobre esses temas. No entanto, nos dias de hoje, os termos nerd e geek são frequentemente usados de forma mais ampla para descrever qualquer pessoa que seja entusiasta e apaixonada por cultura pop e conhecimento em geral. A Pesquisa Geek 2024, realizada pela Ecglobal, revela detalhes sobre o perfil e comportamento dos geeks no Brasil. Filmes e séries são os favoritos de 54% dos entrevistados, tornando-os um público-alvo valioso para estúdios de cinema e plataformas de streaming.

O que faz parte da cultura nerd?

Quando você para e pensa assim, cara, eu tenho aqui 10 streamings que um é de quadrinhos, outro é de música, outro é de filmes e séries, mas quando você deixa [de pagar] aquilo você vê que não colecionou nada, você só consumiu”, destacou Alves”. Para Alzir Alves, desenhista e podcaster, o cinema descobriu os quadrinhos e o transformou, com mais energia e força, por conta dos elementos disponíveis na sua própria linguagem, como o áudio e a fotografia. “A gente percebeu que o cinema conseguiu criar uma gama muito maior de seguidores, que nem sabia que gostava (dos quadrinhos) e que acabou aprisionado pela parte cinematográfica, mas que não migraram aos quadrinhos. Então,  existe o público que é nerd de filmes, séries, animações, mas que não é propriamente dito um nerd”. Segundo o pesquisador, a identidade nerd surge nos anos 1980 e vai se consolidar nos anos 2000, pois o entendimento sobre a cultura nerd passa de uma cultura que é representada de maneira pejorativa para algo charmoso.

Agora que você já sabe o que é geek, não pode deixar de conhecer uma data muito importante para esse pessoal. A cultura e a comunidade se expandiram, ganharam voz e queriam um dia pra mostrar que são geeks com orgulho. Ele vai falar sobre cultura geek, produção criativa e dublagem e inteligência artificial. Assim, esse movimento de exposições museológicas comunica a importância da ‘cultura nerd’, legitimando e preservando suas histórias e memórias para a sociedade. “O que realmente me pegou mesmo para a cultura nerd foi Harry Potter e tudo mais, que eu comecei lendo desde pequena e eu fui pegando gosto, lendo os livros e tudo mais.

Entre os comportamentos mais comuns, 55% dos geeks destacam-se por serem especialistas em seus personagens favoritos (19%), possuírem inteligência acima da média (18%) e vestirem-se com referências do mundo geek (18%). “A maioria das pessoas que consomem cultura geek, cultura pop é nerd”. A citação é de Ícaro Rodrigues, designer e produtor de eventos, mais conhecido como Ikki.

Os cosplayers investem pesado para se transformarem em seus personagens preferidos, mesmo que eles nem sejam pessoas reais, como no caso dos animes. Se no passado ser nerd era sinônimo de exclusão social, os geeks estão aí para comprovar que este conceito ficou para trás. No dicionário de inglês as palavras nerd e geek remetem a pessoas cafonas e fora de moda, porém hoje, ao que parece, esta denominação é que está ultrapassada. Nas telinhas, a série “The Big Bang Theory” se tornou muito conhecida por contar a história de um grupo de amigos adultos cientistas nerds. Na trama, as características caricatas da figura nerd estão presentes, e vão sendo estabelecidas relações sociais entre essas pessoas, como é o caso do namoro e casamento. No imaginário popular, ao longo do tempo a figura do nerd esteve associada à pessoa que utiliza óculos, muito inteligente, que não é atraente fisicamente e que costuma não se relacionar com outras pessoas sem ser os seus iguais.

Ao dizer para um geek que está “tentando fazer algo”, é possível que ele responda “fazer ou não fazer, tentativa não há”, citando o Yoda do Star Wars, por exemplo. E quanto às relações amorosas, esse público pode, eventualmente, se apaixonar e se casar com não-geeks. Foi no boom tecnológico dos anos 90 que geek ganhou o significado positivo que atribuímos hoje. Com a popularização dos computadores e da internet esse termo passou a ser usado para pessoas especialistas em tecnologia ou muito interessadas em alguma coisa, como “geek de computador” ou “geek de revistas em quadrinhos”, porém com poucas relações sociais. Também há os fãs de games, sempre ligados a um novo console ou lançamento ou fãs de ficção científica e fantasia, que amam se caracterizar como seus personagens favoritos.

Inclusive, tendem a sair do nível de conhecimento básico sobre algo para “enciclopédias vivas”. Os nerds, por outro lado, costumam se aprofundar em assuntos acadêmicos e desenvolvem várias habilidades baseadas em jogos, filmes, entre outras coisas. Desde sagas épicas até narrativas futuristas, há algo para todos os gostos e interesses. “Harry Potter”, “Game of Thrones”, “Star Trek”, “Doctor Who”, são apenas algumas das franquias que conquistaram legiões de fãs ao redor do mundo. Além disso, os quadrinhos têm um papel fundamental na cultura nerd, com personagens icônicos como Superman, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha e muitos outros inspirando gerações inteiras.